Palestra sobre Direito Sistêmico como meio de solução reúne profissionais de várias áreas

A Advogada convidada Eunice Schlieck, Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC e Presidente Fundadora do Instituto Brasileiro de Direito Sistêmico (IBDSist) ministrou na noite de quarta-feira (25) a palestra “Advocacia Sistêmica: Um novo olhar para o exercício da advocacia” no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

Destacando que Mato Grosso do Sul foi o terceiro estado do país a criar a Comissão do Direito Sistêmico, o Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche abriu a palestra salientando a importância do assunto, não só da advocacia, mas em outros segmentos.

 “Ele surge como uma alternativa para a pacificação de conflitos, em qualquer segmento. Ele agora surgiu para direito como outro modo de resolução dos problemas. O direito sistêmico talvez seja uma inovação como temática, mas ele existe há muito tempo nas nossas vidas”, destacou.

Na sequência, a Advogada Rita Maria de Andrade Rosa Almeida Silva, Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/MS agradeceu a presença de todos e citou que eventos abordando o assunto acontecerão mais vezes. “Tenho certeza que o direito sistêmico é o futuro do advogado. Nós sempre vamos ter palestras, simpósios e encontros que abordem o assunto”, disse Rita.

A Advogada convidada Eunice Schlieck iniciou a palestra com uma reflexão sobre o relacionamento com a família que envolveu todos os participantes. Na plateia além de advogados, prestigiaram a palestra contadores, psicólogos, terapeutas e trabalhadores na área de contabilidade.

O Direito Sistêmico é uma nova forma de viver e de se fazer justiça, buscando o equilíbrio entre o dar e o receber, de modo a trazer paz para os envolvidos em um conflito e Eunice explica que no direito o assunto ainda está engatinhando.

“Para nós advogados, esse movimento ainda está em construção, está todo mundo aprendendo. Ainda que o Direito Sistêmico seja algo antigo, sempre existiu, ele está trazendo uma releitura de conflito”, ressaltou.

O evento foi promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA/MS) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAA/MS).

Fonte: www.oabms.org.br

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on print
Share on email
Shopping Basket